Os primeiros sinais de envelhecimento no rosto começam a ser notados por volta dos 25 anos. A partir dessa idade a pele vai perdendo o colágeno e a elastina, se tornando mais flácida e menos viçosa. Além disso, nota-se o surgimento das primeiras linhas finas e rugas, principalmente na região ao redor dos olhos e da boca.
No entanto, é possível evitar o aparecimento desses temidos sinais de expressão. O ideal é começar a cuidar da pele desde cedo e usar cremes anti-idade e produtos que retardem a ação de radicais livres, substâncias responsáveis por potencializar o envelhecimento precoce e estimular a produção de colágeno.
Quer saber mais sobre como prevenir as rugas e manter a aparência saudável da sua pele? Confira a seguir os benefícios de utilizar cremes anti-idade para o rosto!
Quando começar a cuidar da pele?
Os cuidados com a pele começam na infância. Nessa fase, é indicado o uso de protetor solar. Com a chegada da adolescência, há um período de alterações hormonais que podem estimular a produção exagerada de sebo e culminar no aparecimento de cravos e espinhas. A recomendação é o uso de sabonetes neutros que controlem a oleosidade da pele.
No entanto, é a partir dos 25 anos que os tratamentos anti-idade devem ser indicados. Nessa idade, a produção de colágeno diminui e pode começar a surgir os primeiros sinais de alterações do DNA causados pela exposição ao sol. É nessa fase que as pessoas devem se preocupar em iniciar tratamentos contra o envelhecimento da pele.
O ideal é manter a higienização da pele, utilizar protetor solar e produtos com ação antioxidante. Além disso, os médicos dermatologistas podem começar a indicar o uso de creme anti-idade para a prevenção da queda na produção das fibras elásticas e colágenas.
Qual é a composição dos cremes anti-idade?
Esses cremes costumam ser compostos por substâncias potentes, como o ácido glicólico, o ácido retinóico, coenzima Q10, vitamina A, vitamina C, vitamina E, entre outras. A maioria desses ativos apresenta poder antioxidante e promove uma esfoliação profunda na pele, combatendo o envelhecimento. Além disso, o DMAE também é indicado por atuar na redução de rugas mais profundas.
De qualquer forma, o ideal é ler o rótulo da embalagem do produto para analisar se ele é indicado para o seu tipo de pele. Da mesma maneira, esteja atento a eventuais efeitos colaterais, principalmente se a sua pele for muito sensível.
Quais são os benefícios de investir em cremes anti-idade?
Confira os principais benefícios que os cremes anti-idade trazem para a pele:
- previne as rugas e linhas de expressão;
- melhora a pigmentação da pele;
- tem ação esfoliante;
- promove uma hidratação profunda;
- estimula a produção de colágeno;
- combate a flacidez;
- reduz a produção de oleosidade.
O ideal é procurar um médico dermatologista antes de iniciar qualquer tipo de tratamento. Esse profissional saberá indicar o melhor creme anti-idade para a sua pele. Também é importante evitar a exposição ao sol e manter uma alimentação equilibrada.
Quer mais dicas de como manter a pele jovem e bem cuidada? Siga a nossa página no Facebook e acompanhe outras dicas para deixar você mais saudável e feliz!