Mais comum do que se imagina, o aparecimento de acne na mulher adulta é uma das principais razões da procura de consultas dermatológicas por aquelas com idade acima de 25 anos, segundo um levantamento da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Muitas pessoas pensam que essa doença atinge apenas adolescentes, mas a acne é um problema extremamente comum na fase adulta. Isso pode ocorrer por diversos motivos, entre eles estão: alterações hormonais, diabetes etc.
A verdade é que essa doença afeta a autoestima e a confiança das mulheres e, assim como na puberdade, pode deixar a pele com marcas e manchas. Por isso, entender as causas e saber quais são os melhores tratamentos são fundamentais nessa fase. Ficou interessada? Então, continue a leitura!
Causas da acne na mulher adulta
Apesar de ser parecida com a da adolescência, a acne na mulher adulta pode ser causada por diversos fatores, listados a seguir.
Alterações hormonais
Muito comum na puberdade, a acne causada por alterações hormonais na mulher adulta pode ocorrer devido à oscilação na geração de hormônios, principalmente os andrógenos, que são responsáveis pela produção seborreica e de pelos.
Obesidade
Ela está diretamente ligada à obesidade, visto que o ganho de peso pode ser responsável por diminuir a SHBG, aumentando a testosterona livre no organismo e provocando o aparecimento de acne, bem como a piora da seborreia.
Diabetes
A diabetes desequilibra a produção de insulina, que prejudica os vasos sanguíneos e o transporte de nutrientes para a pele e órgãos. Dessa forma, a epiderme fica mais oleosa e propensa à acne.
Tratamentos
Para tratar a acne, é preciso ter o acompanhamento de um médico dermatologista. Só ele poderá indicar os produtos adequados à sua pele e o melhor tratamento. Estão listados a seguir alguns dos mais utilizados.
Produtos de uso tópico
Geralmente é indicado o uso de produtos tópicos, como o ácido azelaico, peróxido de benzoíla, ácido salicílico, enxofre, zinco e retinóides.
Procedimentos estéticos
Procedimentos estéticos são indicados para melhorar a aparência da pele, alguns até mesmo ajudam a diminuir a inflamação da cútis. Os mais recomendados são: peeling químico, radiofrequência microagulhada, além de laser e luz pulsada.
Medicamentos via oral
Outra opção para o tratamento de acne na mulher adulta é o uso de medicamentos via oral, como antibióticos e retinóides. Estes são utilizados em casos graves e podem ocasionar vários efeitos colaterais. Dessa forma, é preciso ter o acompanhamento de um profissional durante o tratamento.
Prevenção
Para prevenir a acne ou até mesmo evitar a piora do quadro, é preciso investir em cuidados diários com a pele e também com a alimentação, listados a seguir.
Lavar o rosto duas vezes ao dia
Procure lavar o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele, duas vezes ao dia. Depois, aplique um tônico facial para garantir que toda a sujeira foi eliminada. Isso ajudará a melhorar o aspecto da cútis e também a diminuir a oleosidade.
Procurar não ingerir carnes e laticínios
Ainda que sem comprovação científica, alimentos derivados do leite podem agravar o quadro de acne, já que estimulam as glândulas a produzirem mais óleo. Já as carnes vermelhas têm alta concentração de ômega 6, responsável pelos efeitos pró-inflamatórios, que podem se manifestar na cútis.
Sendo assim, procure optar por alimentos integrais, frutas, legumes e proteína magra, que auxiliam na prevenção da acne.
Evitar picos de estresse
Um dos fatores que pode contribuir para o aparecimento de acne é o estresse. Quando muito intenso, ele provoca o aumento da produção de cortisol, que estimula os hormônios androgênios que, por sua vez, acionam ainda mais as glândulas sebáceas, responsáveis pela oleosidade da pele. Por isso, se possível, procure relaxar por alguns minutos para aliviar a tensão.
Como vimos ao longo do post, as causas da acne na mulher adulta são diversas, por isso é preciso procurar um profissional. Só ele poderá identificar as causas e indicar os melhores tratamentos. No entanto, é importante ressaltar que alguns cuidados diários com a pele e com a alimentação também podem auxiliar na prevenção.
Gostou do nosso post? Então, não deixe de nos seguir nas redes sociais!