Tomar banho quente é um hábito que divide opiniões. A maioria das pessoas acha que a água morna deixa esse momento mais relaxante e acolhedor. Por isso, elas aproveitam para descansar e recarregar as energias, especialmente em épocas com baixas temperaturas, como o outono e o inverno.

Apesar de ser uma prática revigorante, ela não costuma ser muito benéfica para a saúde, de um modo geral. Isso porque a água quente do chuveiro pode fazer mal para os cabelos, a pele, as unhas e até mesmo para o sistema digestivo.

Neste artigo, vamos apresentar os malefícios que o banho quente frequente pode trazer para o seu corpo. Acompanhe a seguir no texto!

Aspereza da pele

Quando a pele fica em contato constante com a água quente, ela vai perdendo a camada manto-lipídica, uma estrutura responsável por proporcionar a textura suave e macia. Com isso, a superfície do corpo fica mais ressecada e ganha um aspecto muito áspero e grosso.

Oleosidade

A água em temperaturas muito elevadas estimula as glândulas sebáceas a produzirem maior quantidade de secreção e sebo, especialmente na área do couro cabeludo, na face e nas costas, regiões com a maior presença dessas glândulas. Com isso, a oleosidade aumenta, dando um aspecto sujo e oleoso ao rosto e aos cabelos.

Acne

A secreção produzida pelas glândulas sebáceas também eleva e entope os poros, isso dificulta a respiração da pele. Como consequência, há o surgimento de espinhas e de um quadro de acne, principalmente no rosto e na região do tronco.

Queda de cabelo

A estimulação das glândulas sebáceas ainda potencializa as chances de aparecimento da dermatite seborreica no couro cabeludo. Trata-se de uma alergia que causa manchas vermelhas na pele e queda de cabelo.

Caspa

A caspa nada mais é do que a descamação do couro cabeludo, provocada pela oleosidade em excesso. Essa condição é acarretada por um fungo e costuma aparecer em pessoas que tomam banho com água quente de modo frequente.

Urticárias

A água quente tem o potencial de promover a dilatação dos poros da pele, ocasionando urticárias e coceiras, principalmente em indivíduos que já têm maior predisposição para o surgimento desses problemas.

Cabelo ressecado e sem brilho

A alta temperatura da água também gera a destruição das redes de queratina dos fios, uma proteína que proporciona força, elasticidade e resistência. Essa estrutura é bastante sensível ao calor em excesso.

Com isso, os cabelos acabam se tornando ressecados, opacos e sem brilho. Ainda, as cutículas dos fios abrem e trazem um aspecto de cabelo desalinhado, desarrumado e bagunçado.

Tomar banho quente pode ser um verdadeiro vilão para a beleza da pele e dos cabelos. Portanto, não deixe que esse momento se torne um hábito. O ideal é manter uma temperatura mais amena, em torno de 23°C a 26°C. Tente buscar sempre o equilíbrio para não trazer prejuízos para o seu corpo.

Que tal alertar os seus amigos sobre os males do banho quente? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que eles tenham acesso ao conteúdo!