Quem sofre com as espinhas sabe como é desesperador ver mais uma cicatriz de acne aparecendo na pele. Elas deixam o rosto marcado e cheio de pequenas manchas, mas que podem ser atenuadas a partir de um bom tratamento. Assim, torna-se fundamental entender como elas se formam, de modo que você possa preveni-las e tratar da maneira apropriada.
Neste post, você poderá descobrir o que precisa saber sobre a cicatriz de acne, de forma resumida e simplificada. Continue a leitura e preste atenção em todas as dicas!
Saiba como se forma a cicatriz de acne
As indesejadas espinhas são inflamações na pele que podem ser causadas por diversos fatores. No entanto, por serem processos agressivos na pele, acabam ativando a produção de melanina. Dependendo da gravidade do caso, podem gerar cicatrizes e manchas quando a erupção termina.
Embora as manchas possam ser acentuadas por fatores genéticos e tendências da própria pele, a cicatriz de acne costuma ser causada quando você manipula a espinha de maneira indevida. Ou seja, espreme e fica mexendo na região com frequência. Isso causa feridas que podem cicatrizar de duas formas: como buraquinhos na derme ou em formatos de pequenos relevos na pele.
Além desse aspecto, vale dizer que as pessoas que sofrem com acne mais grave e profunda, como aquelas que compreendem os graus 3 e 5, têm maior possibilidade de desenvolver essas marcas cutâneas. Nesses casos, os cuidados precisam ser ainda mais intensificados.
Entenda como prevenir as cicatrizes de acne
Infelizmente, para prevenir as cicatrizes não basta apenas de deixar de espremer as espinhas. Em alguns casos, a lesão pode ser tão intensa ou profunda, que acaba por si só danificando a pele de maneira definitiva e criando marcas bem fundas.
Por isso, para evitar que elas apareçam, o primeiro passo é combater a acne da maneira correta, especialmente se as lesões são profundas, como as pústulas. Procure um dermatologista e faça um acompanhamento de perto, assim você será capaz de controlar o problema e diminuir as chances de ficar com cicatrizes.
Outra dica é evitar o uso de produtos muito abrasivos que possam gerar sensibilidade na sua pele. Beba bastante água e aposte em produtos calmantes e anti-inflamatórios, como a água termal. Com isso, quanto mais superficial for a inflamação, menores serão as chances de surgir uma cicatriz de acne a partir da erupção folicular.
Veja como funciona o tratamento para cicatrizes de acne
Apesar de tudo, a boa notícia é que a cicatriz de acne tem tratamento. Além dos cosméticos, você pode realizar tratamentos a laser, como o CO2 fracionado e o fraxel duel, assim como outros procedimentos: o peeling químico, a carboxiterapia, o ácido hialurônico e a subcisão.
Os equipamentos de laser agem estimulando a produção do colágeno, igualando a coloração da pele e diminuindo a profundidade da lesão. Os peelings favorecem a renovação da pele, enquanto a carboxiterapia melhora o aspecto das depressões por meio da aplicação de gás carbônico purificado. Por fim, o ácido hialurônico preenche a depressão e a subcisão procura remover a fibra de tecido que segura a cicatriz.
Tudo vai depender da quantidade de lesões e da gravidade da situação. Por isso, além dos cuidados para prevenir as espinhas, é fundamental que você consulte um bom profissional. Na clínica de dermatologia você terá acesso aos melhores e mais modernos tratamentos para acabar de uma vez por todas com a cicatriz de acne.
Quer saber mais sobre os tratamentos e como se cuidar melhor? Entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas!