Manter o rosto bem cuidado e com uma aparência jovial é uma das maiores preocupações das pessoas. Alguns tipos de pele são mais delicados e exigem um cuidado mais especial. O brilho e a oleosidade excessiva são as grandes reclamações da maioria dos brasileiros que sofrem com a pele oleosa.
Na verdade, vários fatores acabam influenciando o aspecto do rosto, como clima, genética, alimentação, estresse, alterações hormonais, entre outros elementos. Por isso, a melhor solução é incluir uma rotina de cuidados com a pele oleosa.
Quer ter um rosto com aspecto limpo e saudável? Você vai conhecer, a seguir, os cuidados que deve ter para controlar a oleosidade da sua pele. Confira!
Faça uma limpeza de pele
A pele oleosa se caracteriza pelo excesso de produção de sebo, que acaba entupindo os poros. Esse fato dificulta a respiração da pele e deixa o rosto com aspecto de sujo e com brilho em excesso, além de favorecer o aparecimento de acne e cravos.
Portanto faça limpezas de pele com frequência. Esse cuidado inibe a produção excessiva de óleo pelas glândulas sebáceas, desentope os poros e remove a sujeira e a poluição. Utilize sabonete adstringente neutro e com ativos específicos — o extrato de laranja e ácido salicílico são ótimos exemplos.
Além do sabonete, é importante utilizar um tônico para complementar a limpeza. Também evite dormir com maquiagem. Utilize sempre um demaquilante todas as noites para remover o produto e evitar o entupimento de poros.
Aposte na hidratação
Apesar de a pele oleosa parecer hidratada, devido à sua aparência brilhosa, é necessário realizar sessões de hidratação com determinada frequência. Na verdade, o sebo em excesso é uma forma de tentar manter a pele hidratada e protegê-la. Desse modo, ao efetuar uma hidratação constante, a oleosidade não será produzida com a mesma quantidade de antes.
Contudo os produtos devem ser escolhidos com cautela. Dê preferência aos cosméticos específicos, com composições livres de óleo (oil free) e que não agravem o quadro de oleosidade. Os séruns são uma boa opção para a hidratação de peles oleosas. Outro cuidado importante é evitar a água quente, pois elas estimulam a produção de sebo.
Use protetor solar
O ideal é evitar se expor ao sol por períodos muito longos. De qualquer forma, não se esqueça de utilizar protetor solar com alto FPS e que sejam livres de óleo. O calor em excesso estimula o funcionamento das glândulas sebáceas e aumenta as chances de surgimento de oleosidade e espinhas.
Cuide da sua alimentação
A alimentação é outro fator determinante para manter uma pele controlada e livre da oleosidade. De fato, certos alimentos têm o potencial de aumentar a produção da oleosidade cutânea — amendoim, chocolate, frituras, fast food etc. Por outro lado, outros alimentos têm o poder de reduzir a inflamação da pele, como fibras, proteínas e carboidratos refinados.
Utilize cosméticos específicos
As peles oleosas devem ser cuidadas com produtos especiais. Portanto invista em cosméticos com textura adequada a esse tipo de pele, como os fluidos, loções, géis e séruns. Os produtos fabricados com vitamina C têm ação antiglicante, diminuem a oleosidade e reduzem linhas de expressão, por exemplo.
Adotar uma rotina de cuidados com a pele oleosa é a melhor maneira de se manter jovem e com a aparência saudável e bem cuidada. Portanto não negligencie a pele do seu rosto e invista em produtos de qualidade!
Entendeu como cuidar da sua pele da maneira adequada? Siga a AM Dermatologia no Facebook e confira outras dicas de estética e beleza!