A busca por uma vida saudável alidada ao desejo de ter uma aparência jovial e bem cuidada tem feito com que muitas pessoas se submetam a tratamentos estéticos. Atualmente, existem alguns métodos disponíveis que promovem a melhora da elasticidade da pele do rosto e a deixam com um aspecto vigoroso e sadio.

Nesse sentido, antes de optar pelo procedimento ideal mais indicado para a sua situação, é muito importante você entender melhor qual é a diferença entre botox e preenchimento, considerados as intervenções estéticas mais populares do momento.

Neste artigo, vamos ajudá-lo a conhecer a diferença existente entre botox e preenchimento, assim você vai saber melhor qual é a técnica mais indicada para o seu caso. Confira!

Botox e preenchimento facial: qual a diferença?

Os primeiros sinais de rugas ocorrem graças ao envelhecimento facial da pele, que pode se dar pode vários motivos — idade avançada, exposição aos raios solares em excesso e de maneira inadequada, má alimentação, hábitos de tabagismo, entre outros.

Contudo, de forma geral, o fator mais importante que contribui para o aparecimento dessas rugas consiste na contração natural dos músculos do rosto, estruturas responsáveis por formar as chamadas linhas de expressão. Estamos falando, por exemplo, de pessoas que têm a mania de franzir a testa ou a região ao redor dos olhos com muita frequência no momento de se expressar, por exemplo. No decorrer do tempo, esse hábito de contração dos tecidos musculares vai criando vincos e sulcos na pele.

Botox

A toxina botulínica — popularmente chamada apenas de botox —, e o preenchimento com Ácido Hialurônico são os dois dos procedimentos estéticos mais comuns para prevenir e combater os sinais aparentes de envelhecimento da pele do rosto.

Essa substância é aplicada diretamente no músculo da face promovendo o enrijecimento do músculo e a diminuição das rugas e linhas de expressão mais aparentes.

Quando injetado, o botox atua como uma espécie de bloqueador neuromuscular, impedindo a passagem de estímulos que partem dos neurônios e são direcionados para os músculos. Tal fato inviabiliza a contração e a movimentação muscular. Porém, o efeito é temporário e também pode ser revertido, caso o paciente não tenha ficado satisfeito com o resultado.

Ácido Hialurônico

O AH consiste em um ativo que é produzido naturalmente pelo organismo — o que faz com que essa alternativa seja mais segura do que a primeira. Contudo, ao longo dos anos, essa produção vai reduzindo, o que contribui para deixar a pele caída, flácida, com linhas de expressão e rugas e desidratada.

Nos tratamentos estéticos, essa substância é usada de forma sintética para realizar preenchimentos na pele do rosto. Por ser composta por um material maleável, reabsorvível e biocompatível com o organismo humano, as chances de rejeição e hipersensibilidade são bem pequenas — as moléculas são produzidas em laboratório, mas o corpo não as reconhece como um produto estranho, uma vez que essa substância já está presente na nossa pele.

Quando optar por algum desses procedimentos?

Conheça, a seguir, as indicações do Ácido Hialurônico e do Botox. Assim você vai saber melhor quando optar por cada um desses procedimentos.

Ácido Hialurônico

O Ácido Hialurônico suaviza os sulcos presentes ao redor da boca e dos olhos, remodela as maçãs do rosto, deixando-as mais firmes e redondas, trata cicatrizes mais externas e deprimidas, ameniza rugas, olheiras, melhora a flacidez da pele e realiza uma hidratação da pele local.

Tudo isso é importante para recuperar a tonicidade e o volume do rosto, como se fosse novinho em folha e disfarçando, assim os sinais de envelhecimento.

Ela é recomendada para amenizar os sulcos ao redor dos lábios — bigode chinês e marionete. Por ser uma região de bastante movimentação, não é recomendada a aplicação de botox nela. Afinal, poderia paralisar o rosto do paciente e/ou deixá-lo sem expressão.

Além dos efeitos serem notados imediatamente, uma das vantagens é que a substância estimula o próprio corpo a produzir colágeno.

Botox

O botox, para fins estéticos, é recomendado para tratar rugas dinâmicas — vincos que são ocasionados devido à movimentação repetida e contínua dos músculos.

Estamos falando de rugas que se formam junto à região sorriso, glabela, pés de galinha e demais rugas ao redor dos olhos.

Além disso, o botox pode ser usado par reduzir o sorriso gengival e para a correção de assimetrias faciais, assim como o Ácido Hialurônico.

Geralmente, os seus efeitos não começam a ser percebidos totalmente. Eles podem levar até mesmo 15 dias para aparecer. Contudo, como os resultados são temporários, o efeito começa a reduzir após o quinto ou sexto mês de forma progressiva.

Quais são os cuidados necessários para realizar esses procedimentos?

Antes de tudo, é muito importante pesquisar mais sobre o procedimento e ter atenção a alguns aspectos antes e depois de se submeter a esses tratamentos estéticos. Confira, a seguir, algumas recomendações.

Botox

O tratamento é contraindicado para:

  • pacientes que tenham alergia a alguma substância presente na formulação;
  • grávidas ou lactantes;
  • pessoas que apresentam doenças neuromusculares, imunológicas ou coagulopatias.

Ácido Hialurônico

O tratamento é contraindicado para:

  • pessoas que apresentam hipersensibilidade conhecida a algum composto presente na formulação;
  • pessoas com problemas imunológicos ou coagulopatias;
  • áreas da pele que estejam inflamadas ou com feridas aparentes — herpes, por exemplo;
  • pacientes que estejam fazendo uso de medicamentos anticoagulantes como: Ácido Acetilsalicílico e Ginkgo Biloba.

Em ambos os casos, é importante tomar alguns cuidados:

  • deve-se manter um intervalo mínimo de três meses entre cada aplicação na mesma região, uma vez que o indivíduo pode gerar resistência ao produto;
  • utilizar filtro solar;
  • evitar pegar sol no dia seguinte à aplicação;
  • realizar pequenas massagens na região, caso surjam hematomas.

Agora que você já conhece melhor qual é a diferença entre botox e preenchimento, já tem informação suficiente para escolher o procedimento que mais se adéqua às suas necessidades e objetivos, não é mesmo? Contudo, apesar de serem considerados tratamentos minimamente invasivos e serem feitos no próprio consultório, é importante ter cautela e procurar um médico profissional especializado.

Tem interesse em dar um up na sua aparência e se submeter a uma dessas intervenções sem riscos? Entre em contato conosco! A AM Dermatologia é uma clínica especializada em tratamentos estéticos. Um dos nossos focos é o rejuvenescimento facial da pele por meio da aplicação de Botox e Ácido Hialurônico. Tudo para devolver a autoestima e, consequentemente, aumentar a sua qualidade de vida.