A pele é o maior órgão humano, servindo como um manto protetor para o nosso corpo. Todos os dias, ela está exposta à radiação solar, poluição, vento, poeira e em contato com agentes químicos que podem danificá-la. Por isso, os cuidados com a pele são fundamentais.

Quando lesionada, a pele torna-se porta de entrada para infecções, podendo colocar o organismo em risco. Há risco de contato com vírus, bactérias e fungos.

Com o tempo, a pele vai se degradando e perdendo a hidratação natural. Logo, manter os cuidados com a pele rotineiramente é fundamental para preservar o tecido.

Neste artigo, separamos dicas valiosas para que você tenha uma pele saudável e bem cuidada. Continue a leitura e adote de vez uma rotina de cuidados com a pele.

Use protetor solar

O filtro solar com proteção de pelo menos FPS 30 deve ser usado antes de você sair de casa. Mesmo sem exposição direta ao sol, o protetor não deve ser dispensado, pois protege também contra a luz visível e raios infravermelhos.

A iluminação artificial também causa pigmentação, manchas e acelera o envelhecimento. Isso porque a luz produz radicais livres, capazes de danificar a pele do rosto e do corpo.

O protetor solar deve ser aplicado em quantidades generosas e de maneira uniforme. É necessário reaplicar a cada três horas. Use mesmo com o tempo nublado ou em dias de chuva.

O filtro solar protege contra sinais de envelhecimento e, o mais importante, contra o câncer de pele. Esse tipo de câncer é o mais frequente no Brasil , correspondendo a 30% dos tumores malignos no País. O protetor solar retém cerca de 90% da radiação UV.

Mantenha-se hidratado

Além de combater o ressecamento, a hidratação ajuda a manter a elasticidade da pele, evitando ou minimizando as estrias. O uso de cremes hidratantes deve entrar na rotina de cuidados com a pele. O hábito não beneficia apenas na questão estética, mas também na saúde.

Isso porque o hidratante auxilia na proteção contra micro-organismos capazes de causar infecções. A hidratação faz com que a pele cumpra melhor a função de proteção e afasta problemas cutâneos.

Porém, a hidratação não pode ser apenas externa. É importante beber pelo menos dois litros de água por dia. A água é um dos principais componentes do corpo humano, e a ingestão adequada do líquido beneficia todos os órgãos.

Elimine células mortas

A pele se renova constantemente, além de acumular impurezas. A esfoliação elimina as células mortas da superfície cutânea, ajudando nos cuidados com a pele.

Além disso, melhora a textura, deixando a pele mais uniforme e macia; ameniza manchas e melhora a circulação. Quando a pele passa por um processo de esfoliação, ela absorve melhor outros produtos, como o hidratante.

Em suma, criar e manter uma rotina de cuidados com a pele previne e retarda o envelhecimento. Porém, é importante respeitar o tipo de pele e usar os produtos adequados.

Além de manter a autoestima em dia, o carinho que se oferece à pele será retribuído com proteção e saúde. Afinal, uma rotina de cuidados com a pele garante a integridade do tecido cutâneo, afastando o ressecamento, descamação, irritação e infecções.

Gostou de nossas dicas? Se você ainda ficou com alguma dúvida, poste nos comentários, teremos o maior prazer em respondê-lo.