A pele seca tanto no rosto quanto no corpo é um daqueles problemas que pode atingir qualquer pessoa, principalmente no inverno. Entretanto, não é tão simples de resolver porque pode ser causada por diversos fatores. Apesar de não se tratar de algo grave, afeta a autoestima, pois deixa a derme com aspecto opaco e áspero e pode apresentar coceira e até descamação.
Se sofre com esse problema, não se preocupe. Nós listamos os principais cuidados com a pele ressecada que você deve tomar para exibir uma derme lisinha, suave e bonita. Anote as dicas!
Identifique se a sua pele é seca
Muitas pessoas ainda apresentam dificuldade em saber qual tipo de pele têm. Para saber se a sua é ressecada, observe se ela apresenta:
- aspecto esbranquiçado;
- pouca ou nenhuma luminosidade ou viço;
- descamação;
- textura escamosa;
- rachaduras;
- manchas vermelhas;
- sensibilidade;
- sensação de repuxamento;
- coceira.
As áreas mais afetadas são mãos, cotovelos, braços, parte inferior das pernas e rosto, que é o que mais incomoda as mulheres. Por sua vez, é normal ficar em dúvida se a sua pele apenas está desidratada ou realmente é seca, na medida em que, em ambos os casos, as características são as mesmas.
A diferença é que a pele desidratada é uma condição passageira, enquanto a seca é um tipo de derme, ou seja, é permanente se não for tratada. A falta de cuidados com a pele ressecada tende a agravar o problema, pois pode fazer surgir rugas e linhas de expressão, que são características do envelhecimento precoce.
Entenda quais são as razões
As principais causas de uma pele ressecada estão ligadas ao ambiente e aos hábitos da pessoa, como:
- exposição ao sol, pois os raios ultravioleta penetram profundamente na pele;
- clima com baixa umidade, inclusive ambientes com ar-condicionado;
- má alimentação, que não fornece a quantidade necessária de nutrientes à derme;
- produtos impróprios para o tipo de pele ou de má qualidade, como sabonete, creme, esfoliante e, até mesmo, maquiagem;
- falta de hidratação, tanto na forma de cremes quanto com relação à ingestão de água;
- banhos demorados e com água muito quente, que reduz a oleosidade natural da pele;
- problemas hormonais;
- doenças como diabetes, psoríase e dermatite atópica.
Saiba quais são os cuidados com a pele ressecada
É fundamental manter uma rotina de cuidados com a pele para tratar e prevenir o ressecamento. O primeiro passo é esquecer os sabonetes comuns. Utilize um sabonete hidratante com óleo, específico para pele seca. Logo após o banho, seque seu corpo e rosto sem esfregar a toalha e aplique um hidratante de qualidade logo em seguida, para potencializar sua ação.
Para o rosto, escolha sabonetes e hidratantes faciais. Não utilize o mesmo do corpo, pois são regiões que apresentam características diferentes. A limpeza do rosto deve incluir a água micelar, que recupera a barreira natural da pele. Em seguida, não deixe de aplicar um bom filtro solar. Ao longo do dia, reaplique-o.
A água termal é um produto excelente para intensificar a hidratação da pele e igualmente pode ser aplicada ao longo do dia. Também não esqueça de manter uma alimentação balanceada para deixar sua pele bem nutrida.
Além disso, é essencial procurar um dermatologista para que ele indique quais cuidados com a pele ressecada você deve ter. Ele investigará as causas e poderá recomendar os melhores produtos e ainda indicará os procedimentos estéticos mais adequados para o seu caso.
Gostou de saber como cuidar desse tipo de pele? Então, não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais para que seus amigos também saibam como tratar melhor da derme!