As acnes são muito comuns durante a adolescência. Apesar disso, alguns adultos também sofrem com o problema, em especial com as marcas causadas pelas espinhas e cravos. Você sofre com marcas de acne? Pois saiba que existem tratamentos que prometem eliminar essas cicatrizes que tanto incomodam.

Neste artigo, você saberá como essas manchas e cicatrizes se desenvolvem por causa das espinhas, os cuidados que devem ser tomados e quais são os tratamentos indicados nessa situação. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura para conferir!

Por que a pele apresenta cicatrizes por causa de espinhas?

A acne é uma lesão da pele provocada por uma inflamação e subsequente infecção do poro folicular. Essas lesões geralmente são espinhas e cravos. Pessoas de todas as idades podem ter acne, embora ela seja mais comum em adolescentes e jovens adultos.

A acne pode aparecer em diversas partes do corpo, principalmente no rosto, pescoço, peito, costas e ombro. Em alguns casos, as espinhas e cravos podem provocar manchas e cicatrizes na pele, sendo necessário fazer algum tratamento para amenizar e eliminar essas marcas.

As manchas e cicatrizes da acne se desenvolvem geralmente pela falta de cuidado. O ato de apertar, espremer ou tocar espinhas e cravos, com os dedos ou com outros objetos, pode piorar os sintomas da acne e aumentar o risco de cicatrizes.

As cicatrizes são formadas quando tanto a camada mais externa quanto as camadas mais profundas da pele são afetadas. Elas podem ser de dois tipos: atróficas (são aquelas com aparência de buraquinho) e hipertróficas (em alto relevo).

Como evitar as marcas de acne?

É fundamental tomar alguns cuidados para evitar as marcas de acne. As manchas e cicatrizes causadas por espinhas e cravos podem afetar a autoestima de uma pessoa, independentemente da fase de vida.

Por isso, é necessário seguir algumas recomendações no dia a dia para evitar esse tipo de desconforto:

  • lavar a pele suavemente e sem exagero;
  • evitar tocar a pele;
  • evitar espremer cravos e espinhas;
  • utilizar filtro solar;
  • lavar o cabelo regularmente;
  • utilizar produtos específicos para seu tipo de pele;
  • hidratar a pele.

Quais são os tratamentos indicados?

Para quem está sofrendo com as marcas, saiba que é possível amenizá-las e até mesmo eliminar as cicatrizes. Os procedimentos mais indicados são:

Peeling com ácido

É indicado para quem não tem nenhuma espinha ou cravos no rosto e principalmente para pessoas a partir dos 30 anos, pois a pele está mais flácida e as cicatrizes ficam mais evidentes. O tratamento pode eliminar as cicatrizes mais profundas, de forma definitiva.

Laser

O laser CO2 é bastante conhecido por ser indicado para diversos tipos de tratamentos, como estrias, rugas e cicatrizes de acne. Existem outros tipos de laser para resolver os problemas causados por espinhas e cravos, como o Erbium:YAG e o Nd-YAG.

Cremes e remédios

Existem produtos específicos para melhorar o aspecto das cicatrizes que podem ser utilizados em casa. Esse tipo de tratamento é mais indicado para adolescentes e jovens que ainda têm espinhas no rosto. É fundamental consultar o dermatologista para saber qual é o produto mais adequado para o seu caso.

Outros tratamentos dermatológicos

Aplicação de microdermoabrasão, microagulhamento, preenchimento da pele com ácido hialurônico, entre outros tratamentos disponíveis, são ótimos para ter uma pele perfeita e recuperar a autoestima. O dermatologista poderá indicar o tratamento mais adequado para o seu tipo de cicatriz.

Neste artigo você entendeu o que causa as marcas de acne e como evitar que elas apareçam. Além disso, também soube que existem diversos tipos de tratamento e que é possível eliminar as cicatrizes.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe nas redes sociais para que outras pessoas também saibam como cuidar melhor da pele!