Durante o banho, ao pentear ou quando mexemos nele, é bastante comum que alguns fios do nosso cabelo caiam, afinal, existe um ciclo natural. Nesse caso, está tudo bem, pois o normal é perder entre 60 e 100 fios. Mas o que fazer quando há queda de cabelo excessiva?

Esse é um problema que pode atingir tanto homens quanto mulheres e tem um impacto forte na autoestima, visto que o cabelo é a moldura do rosto. Por isso, listamos as principais causas de queda excessiva e, ainda, apresentamos dicas valiosas que você não pode deixar de seguir para cuidar da saúde dos seus fios. Confira!

O que pode causar queda de cabelo excessiva?

Primeiramente, é preciso diferenciar queda de quebra. Quando se trata de queda, os fios se soltam da raiz. Nesse caso, conseguimos enxergar uma pontinha branca na ponta, que é o bulbo capilar. Quando há quebra, os fios podem se romper em qualquer parte da extensão e deixar pedaços desiguais no comprimento.

Dito isso, é válido saber que queda excessiva pode ter diversas causas. As principais são as que seguem.

1. Estresse e ansiedade

Esses fatores elevam os níveis de cortisol e de adrenalina no organismo, os quais inibem o crescimento dos fios e encurtam o ciclo de vida deles.

2. Tabagismo

No geral, as inúmeras substâncias tóxicas presentes no cigarro fazem um enorme mal à saúde. Mas, além disso, ainda obstruem os vasos sanguíneos do couro cabeludo, impedindo o sangue de levar os nutrientes que os folículos necessitam.

3. Medicamentos

Alguns remédios — por exemplo, antidepressivos, antibióticos, anabolizantes e anti-hipertensivos — podem fragilizar os fios, causando queda de cabelo excessiva.

4. Hormônios

Qualquer mudança drástica nos níveis hormonais — como gravidez, pós-parto, menopausa, mudança ou suspensão de pílulas anticoncepcionais, problemas na tireoide, envelhecimento, entre outras — pode desencadear a queda de cabelos.

5. Fungos

A infecção por fungos no couro cabeludo pode ter causa na oleosidade, que favorece a queda dos fios.

6. Metabolismo

Quando o metabolismo é muito lento, dificulta o trabalho dos vasos sanguíneos de levar os nutrientes necessários aos folículos.

7. Doenças

Algumas doenças como diabetes, obesidade, hipertensão, anemia, hipertireoidismo, hipotireoidismo e lúpus podem ser a causa da queda excessiva dos fios.

8. Alimentação

Proteínas, zinco, ferro, vitamina A e C ajudam no crescimento e fortalecimento capilar. Por isso, uma alimentação pobre nesses nutrientes prejudica o ciclo natural do cabelo.

9. Produtos químicos

Alguns procedimentos como tintura, alisamento e descoloração usam produtos químicos extremamente agressivos que enfraquecem os fios.

10. Genética

Muitas vezes, esse problema é genético e, nesses casos, atinge mais os homens que as mulheres.

11. Altas temperaturas

O secador deve ser utilizado a uma distância mínima de 30 centímetros do couro cabeludo, pois as altas temperaturas o danificam e causam a queda de cabelo.

Como evitar a queda de cabelo?

Alguns hábitos bem simples devem ser incorporados ao seu dia a dia para evitar a queda de cabelo excessiva. Entre eles, podemos destacar:

  • ao lavar os cabelos, sempre enxágue bem para retirar os resíduos de xampu e condicionador;
  • use menos o secador e a chapinha;
  • utilize apenas produtos recomendados para o seu tipo de cabelo;
  • mantenha uma alimentação balanceada e rica em nutrientes;
  • procure não fazer química em seus fios;
  • abandone o hábito de fumar;
  • deixe o couro cabeludo respirar e não utilize bonés ou chapéus com tanta frequência;
  • não durma com os fios molhados.

Como tratar a queda de cabelo?

Caso você esteja com queda de cabelo excessiva, é preciso consultar um dermatologista. Somente esse profissional tem a capacitação necessária para avaliar os fatores causadores do problema, como hábitos, produtos e medicamentos utilizados, níveis hormonais e de vitaminas. Desse modo, ele indicará o tratamento ideal para o seu caso específico, que pode ser via medicamentos orais ou tópicos ou procedimentos estéticos com laser, por exemplo.

Enfim, a queda de cabelo excessiva é um problema bastante comum e que pode acometer qualquer pessoa, visto que pode ser causada por diversos fatores. A boa notícia é que há maneiras de evitá-la e, inclusive, de tratá-la.

Compartilhe este post em suas redes sociais para que seus amigos também saibam mais sobre a queda capilar!