As rugas de expressão fazem parte do processo natural de envelhecimento. À medida que a idade avança, as peles ficam mais finas, secas e menos elásticas, com menos capacidade de se protegerem dos danos externos.
A maioria das rugas tende a aparecer nas partes do corpo mais expostas ao sol, como rosto e pescoço, colo, mãos e braços. Para combater a aparência envelhecida, milhares de pessoas buscam por ajuda profissional para atrasar o aparecimento das rugas e amenizar as já existentes.
Algumas terapias prometem verdadeiros milagres, mas seus efeitos são muitas vezes duvidosos, enquanto outras apresentam resultados mais significativos. Neste post, você vai conhecer 4 tratamentos poderosos contra as rugas de expressão. Confira!
Tratamentos para diminuir as rugas de expressão
Os dois principais tipos de rugas são as linhas finas e superficiais que se formam nas dobrinhas do rosto quando sorrimos ou levantamos as sobrancelhas e os sulcos profundos. A maioria dos tratamentos não invasivos tende a atuar apenas nas linhas finas.
Para rugas mais profundas, existem técnicas mais agressivas, como cirurgias plásticas ou injeções de preenchimentos. Veja a seguir.
1. Tratamentos tópicos
Alguns dermatologistas receitam os retinoides tópicos derivados da vitamina A, conhecidos pelo poder de reduzir a aparência das rugas finas, algumas pigmentações e asperezas da pele. Esse tipo de medicação pode deixar a pele sensível às ações do sol, por isso, o paciente precisa usá-la com um programa de cuidados para evitar o surgimento de manchas escuras.
Resultados ligeiros a modestos podem por vezes ser obtidos a partir de retinol, alfa hidroxiácidos, coenzima Q10, peptídeos de cobre e antioxidantes. Possíveis efeitos adversos incluem ressecamento, coceira, sensação de queimação, formigamento e vermelhidão.
2. Microdermoabrasão
A microdermoabrasão usa um vácuo poderoso para pulverizar micro-cristais de óxido de alumínio por meio da superfície da pele. O procedimento remove as camadas mais externas das células e estimula a renovação celular.
Esse tipo de tratamento ajuda a dar uma aparência mais fresca e suave para o rosto, bem como diminuir as linhas e rugas de expressão, poros dilatados, pele áspera e danos causados pelo sol.
3. Tratamentos a laser
Os tratamentos com laser, fonte de luz pulsada e radiofrequência destroem a camada externa da pele com um feixe de laser, enquanto a derme é aquecida, estimulando a formação de novas fibras de colágeno e elastina.
A pele fica mais firme e parece renovada após algumas sessões e o tempo de recuperação é geralmente bem rápido.
4. Injeção de Botox
A toxina botulínica, comumente conhecida como Botox, bloqueia os sinais químicos que causam a contração dos músculos. É usada para tratar uma série de condições médicas, assim como as rugas de expressão. O tratamento geralmente dura três meses e várias aplicações são necessárias.
Prevenção de rugas de expressão
O envelhecimento é um processo natural e, eventualmente, todo mundo adquire algumas rugas e linhas que se tornam mais proeminentes ao longo do tempo. Mas existem formas de retardar o processo ou ao menos evitar que elas se tornem muito aparentes e profundas, como:
- evitar a exposição excessiva ao sol;
- usar chapéus, roupas de proteção e telas solares;
- usar protetor solar diariamente nas áreas do corpo mais expostas;
- banir hábitos nocivos, como o tabagismo e o consumo de álcool;
- dormir pelo menos 7 horas por noite.
O sol é um dos grandes vilões quando se trata de saúde da pele, entretanto, a exposição zero à luz solar não é recomendada, já que ela é uma fonte vital de vitamina D — essencial para a resistência óssea.
As rugas de expressão fazem parte do envelhecimento, ninguém está imune a elas. Mas é possível, sim, com a ajuda de um bom profissional e com o tratamento adequado, melhorar a aparência e retardar o surgimento delas.
Este artigo foi útil para você? Não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais, assim você ajuda a levar mais informações a quem precisa!