Com o passar dos anos, um dos primeiros sinais de avanço da idade começa a aparecer: as linhas de expressão. O envelhecimento reduz a camada de gordura, e com a perda de colágeno, a derme fica com a elasticidade comprometida. Na testa, esse fator, em conjunto com os movimentos repetitivos dos músculos, gera as rugas na testa. Apesar de serem sinais naturais, podem incomodar bastante por indicar o envelhecimento.

Se você está procurando uma maneira de se livrar dessas rugas, saiba que há solução. Graças aos avanços da ciência, é possível suavizar e, em alguns casos, acabar com as linhas de expressão. Confira no artigo 5 procedimentos estéticos que vão atenuar esse problema e devolver o aspecto liso de sua pele. Boa leitura!

 O envelhecimento natural da pele

A pele é elástica e plástica. Isso quer dizer que ela pode se esticar e voltar ao normal. Mas com o passar do tempo, ela perde em quantidade substâncias — como o colágeno — e a capacidade de ficar novamente lisa. Isso ocorre por volta dos 30 anos, quando esse processo se intensifica e os sulcos podem surgir em diversas partes do rosto. Porém, são as rugas na testa que afetam a maioria das pessoas.

As rugas podem se apresentar em dois tipos. Dinâmicas — quando surgem em virtude um movimento — e estáticas — quando estão tão profundas que já fazem parte do rosto. Existem alguns fatores que podem favorecê-las, por exemplo:

  • genéticos, como a perda natural da função celular;
  • hormonais, com a perda dos hormônios sexuais;
  • ambientais, como poluição;
  • exposição solar em excesso, com a incidência de raios UV;
  • radicais livres que favorecem o envelhecimento.

Passos para evitar as rugas

As rugas na testa ocorrem por um processo de envelhecimento. Porém, existem algumas práticas que ajudam a evitá-las.

Ter alimentação saudável

Como os radicais livres colaboram para o envelhecimento precoce, ter uma alimentação equilibrada é uma boa forma de evitá-los. Isso significa substituir alimentos gordurosos e excesso de açúcar por fontes de colágeno, além de vitamina C e betacaroteno presentes, por exemplo, na cenoura e no morango. Beber água na quantidade certa também é importante para eliminar as toxinas do corpo.

Praticar exercício físico

Os exercícios físicos são as práticas mais indicadas para combater o envelhecimento. Feitos com cuidado, podem eliminar a flacidez, além de manter a massa e a elasticidade do corpo. Além disso, ajudam a produzir enzimas que combatem os radicais livres.

Evitar exposição solar

A exposição à radiação solar provoca alterações na pele, como manchas e sardas, e favorece seu envelhecimento. Além disso, é um fator para lesões como queimaduras e doenças como câncer de pele.

Aderir ao protetor

O protetor solar protege o corpo da exposição aos raios UV, por isso deve se tornar um hábito. Escolhendo o tipo certo para sua pele, é possível conseguir proteção e hidratação, o que também ajuda a manter as rugas bem longe.

Usar cremes específicos

Os produtos dermatológicos podem ser usados tanto em conjunto com tratamentos quanto para prevenir o surgimento de rugas. Compostos como vitamina C ou E e ácido retinoico ou hialurônico podem ser utilizados. Porém, é preciso a indicação de um dermatologista para definir qual é o mais seguro e eficiente para a sua pele.

Contar com tratamentos

Existem diversos tratamentos que ajudam a prevenir ou tratar as rugas já existentes. As técnicas são variadas e auxiliam no preenchimento dos sulcos ou estimulam o corpo a produzir substâncias necessárias para uma pele firme. Confira, a seguir, algumas delas.

Tratamentos que deixam a pele renovada

Os tratamentos estéticos faciais têm objetivo de renovar a pele, induzindo a produção de colágeno e elastina. Confira 5 opções que separamos para você cuidar da sua pele!

1. Laser CO2 fracionado

A aplicação de laser CO2 no rosto estimula a produção de colágeno, renovando a pele. Isso ocorre porque o laser causa queimaduras que, durante a cicatrização, respondem produzindo colágeno. Além disso, a pele retrai-se, causando melhora nas linhas mais finas.

O procedimento é realizado de três a seis vezes, dependendo da profundidade das rugas, com intervalo de um a dois meses. O paciente não deve estar com a pele bronzeada, pois isso pode causar manchas no rosto.

2. Preenchimento com ácido hialurônico

O ácido hialurônico, quando injetado sob a pele, preenche rugas na testa e linhas de expressão causadas pela idade. O tratamento reduz a flacidez e aumenta o volume, melhorando o aspecto da pele e preenchendo sulcos que se formam com a idade.

A aplicação deve ser feita por dermatologista ou cirurgião plástico e demora cerca de 30 minutos. O preenchimento dura de seis meses a dois anos, devendo ser reaplicado.

3. Microagulhamento

O tratamento é realizado com pequenas agulhas que causam lesões na pele, estimulando a produção de colágeno. As microagulhas penetram a pele e forçam o organismo a trabalhar a região, promovendo o rejuvenescimento. A quantidade de sessões necessária é avaliada de acordo com cada caso.

Além de melhorar o aspecto das rugas, esse tratamento recupera o viço da pele e proporciona luminosidade. A pele também fica mais firme, em virtude do aumento da produção do colágeno.

4. Peeling químico

Promovendo uma renovação celular, o peeling químico reduz linhas de expressão e rugas. Nesse tratamento, são aplicados ácidos que removem camadas superficiais e danificadas da pele, estimulando o surgimento de uma nova camada.

O procedimento estético proporciona a renovação celular, a formação de colágeno e devolve uma pele macia, luminosa e uniforme. A quantidade de sessões necessárias será avaliada de acordo com cada caso.

5. Botox

A toxina botulínica — popularmente chamada de botox — suaviza as rugas. Quando é injetada, ela atua como bloqueador neuromuscular, impedindo a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos. Ou seja, evitando temporariamente a contração muscular. Seu efeito dura cerca de um ano.

Rugas na testa têm solução

As rugas são sinais do envelhecimento do corpo e se expressam mais no rosto. Por isso, muitas pessoas tendem a se sentir incomodadas com elas. Para quem quer uma pele lisinha e rejuvenescida, são muitos os tratamentos possíveis. Certamente, um deles irá resolver o problema, mas para saber qual é o ideal para você, é preciso uma avaliação junto ao médico dermatologista, que será capaz de indicar qual a forma mais eficaz para a gravidade das rugas.

Além disso, é importante procurar profissionais capacitados e fazer os procedimentos em uma clínica especializada e com boas condições de higiene. Assim, os resultados não serão comprometidos — levando à resultados graves — em função do mau uso de produtos ou falta de conhecimento.

A AM Dermatologia, por exemplo, é uma clínica especializada em diversas áreas da dermatologia, como a clínica, a cirúrgica e a estética. Com tratamentos eficazes e pouco invasivos, conseguimos entregar uma solução para as rugas na testa e outros sinais do envelhecimento.

Quer saber mais sobre nós? Entre em contato!