Ter um hábito de cuidados com o cabelo melhora a saúde dos seus fios, deixa-os mais sedosos e macios e ajuda a manter uma boa autoestima. Afinal, toda mulher sonha em manter sempre um cabelo bonito.

Diante desse cenário, muitas pessoas pensam que é necessário gastar muito dinheiro para manter os fios bem cuidados. Na verdade, isso é uma crença. É possível ter madeixas bonitas a partir do momento em que você coloca uma rotina de cuidados capilares em prática.

Quer deixar seu cabelo impecável? Separamos algumas dicas de cuidados necessários para manter os cabelos sempre bonitos e saudáveis. Acompanhe a leitura!

1. Aposte em boas hidratações

A estrutura capilar é formada por várias cavidades que alojam moléculas de água e outras substâncias, as quais são absorvidas pelos fios e dão o aspecto brilhoso e saudável. Nesse sentido, a hidratação é uma técnica capital cujo foco é repor a quantidade de nutrientes e água nos fios.

Esse procedimento utiliza produtos químicos específicos que vão alimentar o bulbo capilar e melhorar a elasticidade e a irrigação sanguínea, tanto dos fios quanto do couro cabeludo.

Além disso, a hidratação capilar não deve ser feita apenas quando os fios já estão ressecados e danificados. Até porque cabelos oleosos não são sinônimo de qualidade nos fios. Pelo contrário, eles podem estar estragados e quebrados. Portanto, não se iluda achando que um cabelo saudável não precisa ser hidratado.

A frequência da hidratação vai depender principalmente da necessidade, ou seja, como anda a qualidade dos seus fios. Se a estrutura das fibras capilares estiver muito ressecada, sem brilho ou com textura porosa, é a hora de realizar um novo tratamento!

É importante ter uma rotina de hidratação com o uso de produtos específicos, conforme cada tipo de fio. Cabelos mais secos exigem a aplicação do produto a partir da metade do seu comprimento até as pontas. Enquanto isso, cabelos considerados oleosos devem receber o produto hidratante somente nas pontas, para não estimular ainda mais a produção de sebo.

De qualquer forma, é necessário fazer o procedimento com um profissional qualificado. É necessário limpar os fios para retirar eventuais resíduos. Após, o produto não deve ser aplicado na raiz e deve ser usado em porções adequadas, uma vez que o excesso pode sobrecarregar os folículos capilares e provocar a produção excessiva de óleo.

2. Corte sempre que necessário

Cortar os cabelos com frequência é um hábito saudável que melhora a aparência dos fios e também contribui para o seu crescimento fortalecido. Isso porque a ponta dos cabelos é a parte que mais costuma ser danificada, sofrer com alta porosidade e ressecar com mais facilidade. Com isso, ela pode acabar se rompendo, formando o indesejável aspecto de fio duplo.

Portanto, o ideal é fazer cortes a cada 2 ou 3 meses — ou sempre que achar necessário. Você vai perceber que as pontas vão parecer mais saudáveis e todo o cabelo também vai ter um aspecto mais bonito!

3. Evite exposição ao calor

É muito importante ter cuidado com o sol. A radiação solar traz inúmeros danos à estrutura capilar, uma vez que os fios também estão vulneráveis ao fotoenvelhecimento — de fato, a radiação UVB é o principal fator maléfico, uma vez que ele causa a perda proteica, enquanto que os raios do tipo UVA provocam alterações na textura e na coloração dos fios.

Isso significa que a exposição solar causa a perda de proteínas e de moléculas de água. Com isso, o sol em excesso pode danificar o bulbo capilar, provocar uma textura grossa, deixar o fio espesso, causar ressecamento e maior porosidade. Esse cuidado deve ser ainda maior caso seu cabelo tenha algum tipo de química, como tintura. Isso porque ele já apresenta algum tipo de dano. Além disso, o banho quente também faz mal, pois a alta temperatura estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, deixando o cabelo oleoso.

4. Evite a praia em excesso

A praia é um ótimo lugar para relaxar. No entanto, a combinação água salgada, vento e sol não é nada boa para suas madeixas, pois causa estragos na fibra capilar, no bulbo e na madeixa dos fios, além de auxiliar na perda de queratina em altos níveis. Esses fatores influenciam a elasticidade, hidratação, resistência, brilho e coloração dos cabelos.

É possível frequentar a praia, mas com cautela. Procure sempre utilizar um creme hidratante ou um produto que sela os fios. O filtro solar capilar também é indicado nesses casos. Assim, os danos causados por esses agentes externos serão menores.

5. Utilize os produtos adequados

Os produtos devem ser aplicados de acordo com o seu tipo de cabelo, se é oleoso, normal ou seco. Além disso, é importante verificar outros elementos, como a espessura, oleosidade, brilho, forma e presença de algum tratamento químico realizado anteriormente. Se esse protocolo não for observado, pode haver risco de o produto causar o efeito contrário, ou seja, os fios podem ficar ressecados, fracos, quebradiços e, até mesmo, sofrerem queda.

6. Aplique um protetor térmico

O protetor térmico serve para proteger os fios contra o excesso de calor, evitando assim sua quebra e ressecamento. A aplicação do produto deve ser feita de maneira adequada. Separe os cabelos em mechas, ainda úmidas e aplique o protetor na direção de cima para baixo do comprimento dos fios. Assim, ele vai fixar com mais intensidade e será distribuído de maneira mais homogênea.

7. Faça a remoção de resíduos

Os resíduos devem ser completamente removidos dos fios — shampoo, condicionador, tintura, protetor térmico, hidratante, cremes finalizadores e qualquer outro produto que tenha sido aplicado nos cabelos. Caso contrário, pode haver sobrecarga de produtos que provocam danos e desgastes nos fios. Portanto, evite o uso exagerado de cosméticos.

Priorizar uma rotina de cuidados com o cabelo vai deixá-lo mais sedoso, com brilho e muito mais saudável. Nem sempre esse resultado é obtido apenas por meio do uso de produtos comuns. Aí está a importância de contar com procedimentos estéticos feitos em uma clínica de dermatologia para garantir a saúde dos fios. Afinal, ninguém melhor do que um profissional do ramo para identificar as necessidades dos fios e indicar os tratamentos mais adequados.

Quer deixar suas madeixas com um aspecto incrível? Então, entre em contato com a clínica AM Dermatologia e conheça os tratamentos disponíveis!