Quer se livrar das manchas de pele, rugas, estrias ou dar um aspecto mais jovem ao rosto? Então, você precisa conhecer a radiofrequência microagulhada. Aliando duas técnicas usadas na estética e já consagradas, o tratamento microagulha a região a ser tratada e aplica ondas de radiofrequência em uma mesma sessão.

Além de clarear a pele, a técnica é capaz de estimular o colágeno, deixando tudo mais firme. A radiofrequência microagulhada também pode ser usada para tratamentos de queda de cabelo e alopecia androgenética. O tratamento utiliza tecnologia de última geração e garante resultados surpreendentes em poucas sessões.

Neste artigo, você vai entender como funciona a radiofrequência microagulhada, quais são os seus benefícios e em que casos o tratamento oferece mais resultados. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre esse procedimento estético que está conquistando cada vez mais adeptos!

Aliada na produção de colágeno

O corpo humano começa a reduzir a produção de colágeno após os 25 anos. A cada ano, menor é a quantidade produzida naturalmente pelo organismo. Com isso, a pele começa a apresentar flacidez e, com a perda de firmeza, surgem as rugas.

A recuperação da elasticidade da pele é uma das buscas constantes nos procedimentos estéticos para manter a vitalidade do rosto. Para isso, oferecer um estímulo a fim de que o organismo produza colágeno é fundamental. O mercado oferece diversos tratamentos que estimulam essa produção, um dos mais eficazes é a radiofrequência microagulhada.

Avanço tecnológico na estética

Considerada uma evolução do roller de microagulhas, a radiofrequência microagulhada tem agulhas revestidas de ouro capazes de penetrar a epiderme e a derme suavemente e de maneira controlada. A ponteira com as agulhas, ao mesmo tempo em que perfura a pele, emite ondas de radiofrequência nas camadas mais profundas.

Essa onda de radiorfrequência emitida pela ponteira provoca um aquecimento homogêneo na pele. A junção das duas técnicas permite resultados melhores, mais rápidos, duradouros e eficazes.

O aparelho permite que a emissão das ondas seja feita de maneira uniforme e intensa, elevando a temperatura das camadas profundas para cerca de 50ºC. Isso estimula instantaneamente a contração das fibras colágenas e de elastina. O tratamento é capaz de otimizar a regeneração celular por meio da cicatrização e de melhorar a circulação e a proliferação de células-tronco.

Tratamento versátil e eficaz

Um dos motivos pelos quais o tratamento vem sendo fortemente procurado é a sua versatilidade. Sendo considerado um procedimento estético pouco invasivo, não precisa de preparação do paciente e a sessão dura no máximo uma hora, podendo ser feita em consultório e sem anestesia.

A radiofrequência microagulhada é uma técnica indicada para muitos incômodos na pele e tem poucas contraindicações. Apenas gestantes, pessoas com feridas abertas e indivíduos que estão com o sistema imunológico debilitado não devem se submeter ao procedimento. Pacientes que tenham tendência à formação de queloide também não devem optar por esse tratamento.

A radiofrequência microagulhada é indicada para os seguintes casos:

  • flacidez na pele do rosto, colo e pescoço;
  • papada;
  • cicatrizes de acnes;
  • manchas;
  • melasmas;
  • linhas de expressão;
  • sulco nasolabial;
  • rugas finas;
  • fotoenvelhecimento;
  • calvície;
  • estrias;
  • olheiras;
  • bolsas sob os olhos;
  • perda de contorno do rosto.

Resultados em poucos dias

As sessões de radiofrequência microagulhada são realizadas em no máximo uma hora. É indicado que sejam repetidas de três a quatro aplicações na região tratada, com espaço de um mês entre elas.

Os resultados do procedimento podem ser notados em cerca de três dias após a primeira sessão e são progressivos. Isso porque a radiofrequência microagulhada contrai as fibras de colágeno já existentes e estimula a formação de novas que vão surgindo com o decorrer do tratamento.

Após as primeiras aplicações mensais, o paciente deve realizar a manutenção com novas sessões. Cada pessoa precisa de uma avaliação individual para definir a frequência da manutenção. Entretanto, normalmente é indicado o retorno após quatro ou seis meses do término do tratamento.

O médico poderá usar os pequenos canais formados pelas inúmeras agulhas de ouro para aplicar substâncias clareadoras e rejuvenescedoras. Com isso, o procedimento é potencializado.

Aplicações seguras e eficazes

O tratamento deve ser realizado por um médico dermatologista, pois pode causar efeitos indesejados se não for aplicado corretamente. O profissional deve monitorar constantemente a temperatura da pele, evitando que o limite seguro seja ultrapassado. Com a aplicação realizada por um profissional capacitado, há aquecimento no local, mas a onda de calor atinge somente a derme, sem riscos de queimaduras.

A dor durante a aplicação pode variar de leve a moderada. O paciente sente a região tratada ficar quente durante o disparo do aparelho. Para evitar danos oculares, é indicado que use óculos de proteção. Com todos os cuidados sendo tomados, a radiofrequência é um tratamento seguro e eficaz.

Recuperação rápida

Após ser submetido a uma sessão de radiofrequência microagulhada, o paciente ficará com a pele vermelha e com pequenos ferimentos feitos pelas agulhas. O médico poderá indicar cremes ou loções e uma rotina de cuidados com a pele que poderão complementar o tratamento da área submetida ao agulhamento.

Além disso, é indicado que o paciente use filtro solar com alto fator de proteção, mesmo que não saia de casa e que não exponha a região tratada diretamente ao sol. Não há necessidade de repouso ou afastamento das atividades.

Cuidado com a pele e a autoestima

Os procedimentos estéticos estão evoluindo bastante e novas técnicas surgem constantemente para melhorar o aspecto da pele e a autoestima. Homens e mulheres procuram alternativas em clínicas que possam manter o aspecto jovem por mais tempo e manter a pele longe de rugas e manchas.

Atendendo a essa constante demanda pelo aspecto jovial, a radiofrequência microagulhada é mais uma alternativa capaz de minimizar os efeitos do tempo. Como oferece bons resultados, tem tido ótima procura e aceitação entre os tratamentos estéticos.

Falando nisso, você sabe como avaliar o custo-benefício de um procedimento estético? Com tantas opções disponíveis, pode parecer difícil. Aproveite e leia o nosso artigo que vai ensinar o que levar em consideração na hora da escolha.