Com o passar do tempo, a pele vai perdendo o vigor e o tônus. É aí que começam a surgir os primeiros sinais de flacidez corporal. Trata-se de um processo natural de envelhecimento, tanto para o corpo quanto para o rosto.

Quem nunca se preocupou com a sobra de pele na parte posterior dos braços ao dar o famoso “tchauzinho”? Ou então nunca se incomodou com as dobras na pele do abdome ou das costas? Se você se encaixa em alguma dessas situações, saiba isso tudo  é fruto da flacidez corporal.

Nesse sentido, a preocupação em manter a aparência jovem e bem cuidada, assim como manter a autoestima alta, tem feito com que muitas pessoas recorram a tratamentos estéticos.

Mas afinal, será que é possível, de fato, devolver a tonicidade e a firmeza à pele?

Pensando nisso, nesse artigo vamos apresentar as principais informações a respeito da flacidez corporal para você tirar todas as suas dúvidas sobre esse problema que afeta muitas pessoas. Confira!

O que é a flacidez corporal?

A flacidez consiste em um processo natural da pele, decorrente do envelhecimento do corpo ao longo dos anos. Contudo, esse problema pode ser agravado e estimulado. Ele pode acontecer com qualquer pessoa, principalmente com quem teve uma perda de peso intensa, após a gravidez ou devido a maus hábitos — má alimentação, tabagismo e sedentarismo.

A flacidez tem como causa a redução da produção de fibras de colágeno ao mesmo tempo em que a elastina diminui a sua consistência e perde a sua característica principal — substâncias responsáveis por conferir sustentação e firmeza aos tecidos da pele.

Aqui, é importante pontuar que existem duas modalidades de flacidez: a muscular e a dérmica. A flacidez muscular é mais grave, profunda e o tratamento é mais dificultoso, uma vez que há um desgaste nas fibras que dão sustentação aos músculos.

Já, a flacidez dérmica ou cutânea consiste na diminuição da atividade das células que compõem o tecido conjuntivo de sustentação, fibroblastos, que são responsáveis por sintetizar o colágeno, mucopolissacarídeos e fibras elásticas.

Quais são as principais causas da flacidez corporal?

A flacidez da pele começa a dar os seus primeiros sinais a partir dos 25 anos. Depois disso, a sustentação é perdida progressivamente, ficando mais intensa depois da menopausa, no caso das mulheres.

Além do envelhecimento natural do corpo, os sintomas que causam a perda de elasticidade da pele também podem estar relacionados a outros fatores, como:

  • fatores genéticos;

  • perda de peso muito brusca;

  • gravidez;

  • pessoas com a pele muito clara;

  • exposição excessiva aos raios solares;

  • tabagismo;

  • bebidas alcoólicas;

  • alimentação fraca em nutrientes.

Quais são os cuidados básicos para evitar e prevenir a flacidez?

Agora que você já conhece as principais causas que acarretam e potencializam a perda e a deterioração do colágeno e da elastina na pele, é mais fácil entender quais cuidados devem ser adotados para evitar o desencadeamento e surgimento dos seus sintomas.

Confira, a seguir, as nossas principais dicas.

Pratique exercícios físicos com certa regularidade

Eles estimulam o tônus muscular, ou seja, fortalecem e aumentam o volume das fibras musculares e atuam tonificando a pele. Uma das melhores atividades para isso é a musculação.

Beba mais água

A hidratação da pele ajuda na circulação sanguínea, na elasticidade e renovação das fibras de colágeno, mantendo a pele firme e reduzindo o inchaço.

Evite a oscilação drástica de peso

Tente manter o seu peso estável. A variação de peso com frequência, efeito sanfona, causa impacto e até rompimento das fibras  elásticas.

Evite fumar

O cigarro contém substâncias nocivas que dificultam a circulação do sangue e antecipam o envelhecimento dos tecidos.

Invista em uma alimentação balanceada e de qualidade

Tenha uma alimentação saudável. Para isso, inclua alimentos ricos em:

  • proteínas — carnes magras, grãos, ovos, leite e derivados;

  • colágeno — leites, cereais, peixes, gelatina;

  • antioxidantes — vegetais, chá-verde , frutas  vermelhas, frutas cítricas;

  • silício — aveia.

Da mesma forma, evite consumir doces, refrigerantes, frituras, alimentos embutidos e ricos em sódio. Uma boa ideia é ter o hábito de consumir suplementos à base de colágenos, que podem ser adquiridos em supermercados ou lojas de produtos naturais.

Não se exponha muito ao sol

Evite se expor aos raios solares, principalmente em horários de pico. Além disso, use sempre filtro solar.

Evite ingerir bebidas alcoólicas em excesso

Assim como o cigarro, o álcool se consumido em grandes doses estimula a flacidez corporal.

Tenha o hábito de aplicar cremes

O uso de cremes com ativos especiais — à base de silício ou colágeno, por exemplo — dão firmeza a pele.

Quais são os melhores ativos e tratamentos para tratar a flacidez?

Atualmente, existe uma grande variedade de tratamentos estéticos e dermocosméticos com ativos que estão disponíveis no mercado. Eles têm o intuito de tratar e prevenir a flacidez corporal da pele. Mas como encontrá-los? Busque utilizar produtos que tenham, em sua composição, ativos com Vitaminas A e C que incentivam a produção do colágeno.

O ácido hialurônico também é uma excelente opção para reduzir e amenizar o aspecto de pele caída e flácida. A substância presente nesse composto atua conferindo firmeza e reduzindo a produção de radicais livres.

Além disso, existem tratamentos estéticos pouco invasivos que cumprem bem essa função e podem ser realizados em consultórios dermatológicos. São eles:

  • radiofrequência — o calor que é enviado às células estimula a produção do colágeno, além de contrair as fibras existentes e diminuir a flacidez;

  • bioestimuladores — ácido polilático, hidroxiapatita de cálcio e policaprolactona;

  • Lasers ablativos e não ablativos.

Como você pode perceber, a flacidez corporal pode ser causada por inúmeros fatores, desde genéticos até o estilo de vida individual de cada pessoa. Por isso, o ideal é evitar hábitos ruins que potencializam o surgimento desse problema e investir em procedimentos que ajudam a evitá-lo.

Entendeu a importância de cuidar do corpo para manter a aparência jovem e bem cuidada? Quer saber mais sobre os tratamentos que podem ser usados para combater a flacidez corporal? Então, entre em contato conosco!