Você sabe o que é Minoxidil? Trata-se de um dos produtos mais procurados por quem sofre com problemas de queda excessiva de cabelos, falhas na sobrancelha ou na barba. Para a grande maioria das pessoas, o cabelo é extremamente importante na aparência, pois emoldura o rosto. No caso dos homens, ainda há a barba, que voltou a ser uma tendência nos visuais.

Como a calvície e as falhas na barba se tornaram um grande problema, muitos recorrem ao uso desse produto. Mas será que ele realmente funciona? Neste post, esclarecemos essas e outras dúvidas sobre o uso do Minoxidil. Acompanhe!

Afinal, o que é Minoxidil?

Inicialmente, foi um medicamento formulado para o tratamento de hipertensão. Isso porque tem ação vasodilatadora. Isto é, tem a capacidade de dilatar os vasos sanguíneos e aumentar a quantidade de sangue que chega ao coração. Dessa forma, diminui o risco de infarto.

No entanto, passou-se a observar que um dos grandes efeitos colaterais do uso dessa medicação era o crescimento de pelos pelo corpo. Então, a indústria farmacêutica viu muito potencial na fórmula e a adaptou para ser utilizada no combate à calvície.

Como ele funciona?

O Minoxidil é de uso tópico. Então, ao ser aplicado na região da cabeça, sobrancelha ou barba, alarga o folículo capilar, fazendo com que o pelo nasça mais grosso e forte. Por se tratar de um vasodilatador, melhora a circulação sanguínea no local.

Desse modo, mais nutrientes serão levados aos folículos, fortalecendo a estrutura dos fios e evitando a queda. Outra vantagem é que ele permite o nascimento de novos fios de maneira uniforme e em maior quantidade.

Além disso, o Minoxidil aumenta o ciclo dos fios. No entanto, o produto só consegue agir em folículos vivos. Logo, dependendo da condição da pessoa, não apresentará resultados. Por isso, é essencial consultar um dermatologista. Somente ele conseguirá avaliar a situação de cada um e identificar se os folículos podem ser estimulados pelo Minoxidil.

É comum a queda dos fios no início do tratamento?

Quem começa a fazer uso do Minoxidil percebe uma queda acentuada dos fios. Muitas pessoas se desesperam e, por acharem que o medicamente está fazendo o efeito contrário, interrompem seu uso. Na verdade, essa queda é perfeitamente normal. Aliás, é sinal de que o tratamento está surtindo efeito. Esse fenômeno é chamado shedding hair, que significa mudança capilar.

O ciclo de vida dos fios tem três fases: crescimento, repouso e queda. Para que os novos fios possam nascer, o Minoxidil acelera a queda dos fios que já estavam para cair e estimula o nascimento de outros, dessa vez mais fortes e grossos.

Então, a fase de shedding é normal e dura cerca de dois meses. É muito importante que você não desista do tratamento por causa disso. Caso contrário, não nascerão novos fios, piorando a calvície e falhas.

Como usar Minoxidil?

O produto pode ser comercializado em comprimidos, mas a forma mais comum é em líquido ou gel porque permite a aplicação somente nas áreas desejadas ou, até mesmo, a adição no shampoo. Há concentrações com 2%, 5%, 10% e 15% de Minoxidil. Mas não é verdade que quanto maior a porcentagem, melhores serão os resultados. Somente um dermatologista pode indicar a dosagem correta para o seu caso.

O ideal é aplicar o produto uma ou duas vezes ao dia. Em seguida, deve-se massagear a região com a ponta dos dedos para que ele penetre na pele. Quando ele for utilizado em alguma área do rosto, como barba ou sobrancelhas, é preciso esperar que o produto seque para, então, usar um hidratante, pois o Minoxidil tende a ressecar a pele por conter álcool em sua formulação. Também é fundamental não deixar de utilizar um bom protetor solar.

Há efeitos colaterais?

Assim como qualquer medicamento, o Minoxidil pode apresentar efeitos colaterais tanto em seu uso tópico quanto quando ingerido via oral por meio de comprimidos. Quando aplicado na pele, os sintomas mais comuns são:

  • crescimento indesejado em outras partes do corpo;
  • coceira;
  • descamação da pele, como a caspa;
  • dores de cabeça;
  • aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, deixando o couro cabeludo ou a pele do rosto mais oleosa.

Por sua vez, quem faz o uso de comprimidos pode apresentar:

  • aumento dos batimentos cardíacos;
  • dor no tórax;
  • fraqueza e vertigem;
  • suor nas mãos e pés;
  • diminuição da libido.

Qualquer pessoa pode utilizar o produto?

Seu uso sempre deve ser recomendado e acompanhado por um dermatologista, pois não é indicado para pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Do mesmo modo, não pode ser utilizado por mulheres grávidas ou em período de amamentação. Também, não deve ser aplicado nas regiões onde a pele esteja com algum tipo de irritação.

Somente um profissional pode avaliar o caso em específico e avaliar seu uso. Muitas vezes, as pessoas são influenciadas por propagandas ou sugestão de amigos e, assim, se automedicam, o que pode ser extremamente perigoso.

Em quanto tempo os resultados aparecem?

Quem inicia um tratamento contra calvície deseja ver os resultados o mais rápido possível, não é mesmo? Mas é preciso ter paciência. Como mencionamos, é comum que nos dois primeiros meses ocorra uma queda maior dos fios. Os resultados geralmente aparecem a partir do terceiro mês, dependendo do ritmo do crescimento dos fios de cada pessoa.

O tempo mínimo de uso do Minoxidil é de cinco meses, e normalmente o tratamento completo dura entre 12 e 18 meses. Após esse período, o uso deve ser reduzido gradativamente. Ou seja, não é um medicamento que deverá ser utilizado para sempre e seus resultados não desaparecerão após o fim do tratamento.

Todavia, as causas da calvície podem ser muitas, inclusive algumas doenças e disfunções hormonais. Esse é mais um motivo pelo qual é imprescindível fazer um acompanhamento médico. Se essas causas não forem também tratadas, a queda excessiva dos fios pode voltar, infelizmente.

Agora que você já sabe o que é Minoxidil e que ele realmente faz efeito se utilizado da maneira e na dosagem correta, procure um dermatologista de confiança para que ele avalie seu caso. Ainda, verifique a possibilidade de realizar algum outro procedimento estético em conjunto com o produto para que os resultados surjam o mais breve possível!

Então, entre em contato conosco agora mesmo e agende uma avaliação!