O exterior do nosso corpo nos diz muito sobre o que ocorre no interior. Nesse sentido, as unhas revelam bastante sobre a nossa saúde. A cor, o formato e as alterações podem dar dicas de que a saúde não anda bem. Além disso, comprometem a estética e dão a impressão de desleixo.

Saiba que esses problemas são bastante comuns. Pensando nisso, preparamos este post. Aqui, você entenderá quais são os principais problemas, e ainda daremos dicas valiosas sobre como manter as unhas saudáveis e bonitas. Acompanhe!

Quais são os principais problemas que ocorrem nas unhas?

As unhas saudáveis devem apresentar uma coloração rosada e uma superfície lisa e livre de rugosidades, ondulações e imperfeições. Assim, quando elas ficam mais grossas ou mais finas, descamam ou apresentam alterações no formato ou na cor, é preciso ficar de olho na saúde.

Normalmente, esses sinais indicam lesões na própria unha e não algo grave relacionado à saúde. A seguir, conheça os problemas mais comuns que ocorrem nas unhas e qual a causa de cada um.

Coiloníquia

A principal característica dessa condição é que a unha fica com o formato de colher com a curva para dentro. A causa mais frequente é a deficiência de ferro no organismo. Também pode ser consequência de psoríase ou indicar problemas cardíacos, pulmonares ou de tireoide.

Onicólise

O leito ungueal é a parte do dedo coberta pela unha. Quando há a separação parcial ou total dessas duas partes, há o que chamamos de onicólise, ou seja, é o descolamento da unha. Isso ocorre gradualmente e é um processo indolor. A causa mais comum é a infecção por fungos, mas também pode ocorrer devido ao manuseio de produtos químicos sem o uso de luvas.

Unhas encravadas

Também chamada de onicocriptose, é quando a borda da unha cresce e entra na pele do dedo. A região fica vermelha e inchada e pode haver pus. Nesse caso, é preciso que um médico prescreva um antibiótico de uso tópico. Um pedicure ou um podólogo pode desencravar a unha, no entanto, em alguns casos, é necessário ir a um médico para que ele faça uma pequena cirurgia.

Unhas quebradiças

Quando a unha se quebra com facilidade ou apresenta descamação, pode ser um sinal de deficiência nutricional, como falta de zinco, de vitaminas do complexo B, de vitamina A ou de vitamina E. Também pode indicar anemia, problemas na tireoide, psoríase ou infecção.

Unhas grossas

Quando as unhas ficam mais grossas que o normal, pode ser um sinal de infecção por fungos. Sendo assim, é necessário fazer um tratamento com medicamentos específicos. É um processo longo, mas deve-se ter persistência, pois a unha pode levar até um ano para se recuperar totalmente.

O que fazer para ter unhas saudáveis?

Alguns cuidados básicos devem ser incorporados à sua rotina para manter as unhas saudáveis e livres de qualquer lesão ou problema. Para isso, é importante:

  • manter uma dieta bem equilibrada e rica em proteínas. Afinal, grande parte das alterações nas unhas é devido à deficiência de alguns nutrientes;
  • usar luvas sempre que manusear produtos químicos, como os utilizados para limpeza doméstica;
  • não compartilhar utensílios de unha, como alicate de cutícula, lixa e cortador — se frequenta manicure e pedicure, faça um kit com seus itens e leve sempre com você;
  • evitar usar acetona — há removedores de esmalte sem essa substância na composição;
  • utilizar produtos específicos para unhas e cutículas, como óleos, cremes, hidratantes, cera e base fortalecedora ou com vitaminas.

Portanto, adotar alguns hábitos em seu dia a dia é fundamental para manter suas unhas saudáveis. Assim como qualquer parte do corpo, elas merecem atenção. Caso você perceba qualquer alteração, consulte um dermatologista. Isso porque há vários problemas que podem surgir nas unhas e somente um profissional saberá identificar e indicar o tratamento adequado.

Aproveite que está por aqui e entre em contato conosco agora mesmo para que possamos avaliar seu caso e ajudar a resolver o seu problema!