Assim como acontece com a pele do rosto e do corpo para liberação de células mortas, a do couro cabelo também descama. O problema é que quando há um desequilíbrio causado por algum tipo de inflamação, além de coceira e irritação, aparecem pontinhos brancos. Então, você sabe como acabar com a caspa?

A caspa pode estar relacionada com a dermatite seborreica e trata-se de uma doença crônica. Mas ela pode ser desencadeada por alergia, estresse, mudança de temperatura, medicamentos, excesso de oleosidade e agentes químicos. Não é transmissível, porém requer tratamento com especialista.

Ao contrário do que alguns pensam, não é apenas a higiene que interfere nessa descamação. A caspa é mais comum no couro cabeludo, mas também pode aparecer na barba e nas sobrancelhas. Além de causar coceira, a caspa ainda prejudica a autoestima.

Há muitas receitas caseiras, contudo, se você quer saber como acabar com a caspa de uma vez por todas, continue a leitura deste artigo. Você vai entender como a doença é agravada e de que forma o tratamento é feito. A seguir, confira como resolver o problema!

O que causa a caspa?

A caspa é o nome dado à descamação do couro cabeludo quando aqueles flocos brancos se soltam. Ela pode estar relacionada, ou não, com a dermatite seborreica, que tem origem genética, hormonal ou mesmo de infecção fúngica. O problema também pode ser causado por fatores emocionais e agentes químicos. Há um acúmulo de oleosidade na raiz e inflamação local, o que causa a descamação do couro cabeludo.

A caspa é um indicativo ruim da saúde capilar e, por isso, além da questão estética, precisa ser tratada com um médico dermatologista para que seja controlada. Se não for medicado corretamente, o problema pode se agravar.

Os sintomas da caspa são:

  • coceira intensa;
  • vermelhidão local;
  • cascas brancas ao longo dos fios e nas roupas;
  • oleosidade excessiva;
  • aumento da queda de cabelo.

O tecido faz uma troca de células, mas quando há muito óleo no couro cabeludo, a divisão da camada mais externa acaba sendo acelerada. Com isso, a renovação acontece mais rapidamente do que deveria, e as células velhas aparecem nos fios de cabelo e na roupa em forma de casquinhas, as quais ficam cada vez mais intensas com o tempo.

Como acabar com a caspa?

Como dissemos, o tratamento deve ser acompanhado por um especialista. No entanto, existem cuidados que podem ser tomados para ajudar a eliminar o problema. Na sequência, vamos mostrar o que fazer para acabar com a caspa.

Lave os cabelos adequadamente

Os cabelos não devem ser lavados todos os dias, pois isso tira a proteção natural. A água não pode estar quente, já que isso estimula a oleosidade. O xampu deve ser indicado pelo dermatologista e usado apenas no couro cabeludo, deixando agir por dois minutos.

Aplique o produto suavemente, sem fazer atrito. Isso evita irritar ainda mais a pele e causar mais descamação. Enxágue bem e, se necessário, passe o condicionador da linha da orelha para baixo. Retire o excesso do creme.

Seque com cuidado

O cabelo precisa ser seco, na medida em que deixar o couro cabeludo úmido propicia a formação de fungos e aumenta a descamação. Não use toalhas para friccionar a pele, já que isso pode machucar ainda mais o local.

Opte por secador de cabelo, porém usando no modo frio. Da mesma que a temperatura da água quente prejudica o tratamento, o ar também vai ser maléfico para a produção de óleo no local.

Escolha bem a química dos cabelos

Procedimentos de coloração e alisamento agridem muito o couro cabeludo e podem causar um desequilíbrio. Por isso, opte por profissionais capacitados e que escolham produtos adequados para o seu tipo de cabelo.

Os procedimentos devem ser feitos com um espaço de, pelo menos, 30 dias entre um e outro. Isso porque a região precisa se regenerar da agressão sofrida com o processo químico, e esse prazo permite que a pele se renove.

Não obstrua o couro cabeludo

Não use gel, spray ou outro tipo de produto no couro cabeludo. Isso favorece para que o folículo capilar seja obstruído e agrava o problema de oleosidade da região. Além disso, aumenta a descamação e piora a dermatite seborreica. Por esse motivo, qualquer tipo de substância deve ser usadas apenas na extensão dos fios.

Pela mesma razão, os xampus secos devem ser usados com muito critério. Eles contêm substâncias que ajudam a conter a oleosidade para que o cabelo fique mais solto. Porém, eles não podem ser usados em excesso, sendo indicados apenas para emergências. Com o tempo, a tendência é de obstrução dos poros.

Outro cuidado que precisa ser tomado é a atenção no uso de bonés e chapéus. Isso porque a prática aumenta a transpiração local e favorece o surgimento de fungos, além de também contribuir para a oleosidade. Opte por itens feitos em tecidos respiráveis, que permitem que o calor não fique retido na cabeça. Assim, você poderá se proteger do sol, mas manter a saúde capilar.

O que fazer para ter um couro cabeludo saudável?

Em dias de muito calor, a atenção deve ser redobrada. As altas temperaturas são bastante prejudiciais para o couro cabelo, e quando já há predisposição para o problema, isso pode se agravar. No frio, também costuma haver aumento de caspas, já que os banhos ficam mais quentes.

A caspa é um incômodo do ponto de vista estético e de bem-estar. Por isso, os cuidados devem ser contínuos para que se mantenha controlada. A mudança de hábitos é benéfica e, com um tratamento adequado, os resultados são eficientes. No entanto, a causa precisa ser investigada.

Somente diante da verdadeira razão para que a descamação do couro cabeludo esteja ocorrendo de forma desordenada é possível ter um controle eficiente e duradouro. Entender a causa da caspa não é apenas por estética, mas também diz respeito à saúde.

Isso será possível com a análise feita por um médico dermatologista, capacitado para compreender o que está agravando o problema e oferecer a solução apropriada. Se você quer entender como acabar com a caspa, agende uma consulta com a dermatologista Andrea Marques, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia!