O friozinho já chegou. Com as alterações no clima também surgem mudanças em nossos hábitos. Banhos mais quentes, alimentação mais gordurosa, ventos fortes, baixa umidade do ar: esses e outros fatores fazem com que seja preciso redobrar os cuidados com a pele no inverno.

Nessa época, a derme tende a ficar mais ressecada. Isso, além de comprometer a beleza, pode causar problemas à saúde, como o surgimento de infecções. Por isso, separamos dicas de cuidados que você não pode deixar de seguir para ficar com a pele linda mesmo nas épocas mais frias. Acompanhe!

Capriche na hidratação

Normalmente, nos preocupamos mais com a hidratação durante o verão. No entanto, a baixa umidade do ar, o calor seco dos ambientes internos e o vento forte e frio prejudicam a derme. Ainda há o fato de transpirarmos pouco. 

Por esse motivo, é fundamental hidratar bem todo o corpo. Para isso, utilize um produto adequado para o seu tipo de pele. Vale lembrar que quando uma pele está bem hidratada, apresenta uma camada superficial que funciona como uma barreira contra agentes externos.

Evite banhos muito quentes

Quem é que não gosta de um banho quentinho em um dia gelado, não é mesmo? Porém, a água muito quente retira a oleosidade natural da pele, chamada de manto lipídico. Ela age como uma camada protetora, evitando a perda de água e que agentes externos (como micro-organismos) penetrem na derme e causem doenças.

Então, o ideal é que a água do banho não seja exageradamente quente. Caso contrário, a pele ficará ressecada, frágil e suscetível a problemas.

Mantenha uma alimentação adequada

Durante o inverno, é comum diminuirmos a quantidade de água ingerida. Mas isso é um grande erro. A hidratação da pele deve ser feita também de dentro para fora. O recomendado é beber de 2 a 3 litros do líquido diariamente. Uma boa dica para os dias frios é tomar chá. Você pode tomar 1 litro de chá e 1,5 litro de água, por exemplo.

Ainda, é fundamental cuidar da alimentação. Nessa época, geralmente, aumentamos o consumo de comidas gordurosas, mais pesadas e quentinhas. Não descuide! Consuma alimentos bons para a pele e que sejam fontes de vitaminas e minerais, como frutas, verduras e hortaliças.

Eles são importantes para combater os radicais livres e, assim, prevenir o envelhecimento precoce. Laranja, tangerina, cereja, cenoura, brócolis e repolho são apenas alguns dos exemplos que você deve incluir em seu cardápio.

Não se esqueça do protetor solar

Mesmo que o sol não seja quente nessa estação, seus raios prejudicam a saúde da mesma maneira. Por esse motivo, não deixe de usar protetor solar mesmo nos dias frios e nublados. Você pode utilizar o mesmo produto que usa no verão, ele ajudará a proteger sua pele e evitará o aparecimento de sinais e manchas.

Lembre-se de que não é só o rosto que precisa da proteção. Passe protetor em toda a pele que ficar exposta. No inverno, por causa da quantidade de roupas, geralmente o rosto, pescoço e mãos ficam descobertos. Então, não se esqueça de reaplicar o protetor nessas áreas sempre que necessário.

Aproveite para fazer procedimentos dermatológicos

Devido à menor exposição solar, o inverno é o período ideal para realizar procedimentos estéticos para a pele. Peeling químico, preenchimento, aplicação de toxina botulínica e tratamentos com lasers são bastante recomendados nesse período. Além disso, é a estação mais indicada para tratamentos com ácidos mais fortes.

Agora que você já conhece os principais cuidados com a pele no inverno, não deixe de segui-los. Somente dessa forma você manterá a saúde e a beleza da sua derme, independentemente da estação. Consulte seu dermatologista de confiança para que ele indique quais são os produtos indicados para sua pele e quais tratamentos são recomendados para o seu caso!

Gostou do nosso artigo? Então, aproveite a visita ao blog e leia mais um de nossos artigos para descobrir qual a importância de criar uma rotina de cuidados com a pele. Boa leitura!