Embora a acne seja mais comum na adolescência, ela também acomete os adultos, principalmente as mulheres com mais de 25 anos. Nesses casos, mesmo com uma boa rotina de cuidados com a pele, a acne insiste em aparecer. Por prejudicar a aparência e, consequentemente, a autoestima, é fundamental procurar um bom tratamento para espinhas.

A boa notícia é que existem procedimentos pouco invasivos e extremamente eficazes. Para que você entenda melhor sobre o assunto, preparamos este post explicando as causas do surgimento das espinhas e, ainda, listamos os principais tratamentos para combatê-las. Confira!

Conheça as causas da acne em adultos

A acne é resultado de um processo inflamatório que ocorre nas glândulas sebáceas da pele. Com isso, os poros são obstruídos por células mortas, aumentando a produção de sebo. Esse acúmulo de gordura atrai as bactérias P. acnes presentes na derme que se alimentam desse sebo. Ao digerir a gordura, esses micro-organismos liberam uma substância irritante.

Em seguida, o sistema imunológico responde, mandando células de defesa em resposta à irritação. A inflamação aumenta e provoca a formação de espinhas e cravos. Geralmente, a região que mais sofre com o surgimento da acne é o rosto, especialmente a parte inferior, ao redor da boca, queixo e mandíbula. Contudo, ela também surge no pescoço, costas, ombros e peito.

Em adultos, as espinhas tendem a ser doloridas, mais volumosas, vermelhas e bastante inflamadas, prejudicando muito a aparência do indivíduo. São várias as causas da acne. A seguir, conheça as mais comuns.

Disfunções hormonais

Um dos maiores motivos para o surgimento de espinhas em mulheres adultas é a disfunção hormonal caracterizada pelo excesso de andrógenos, que são hormônios masculinos.

Também, a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), que atinge 1 em cada 15 mulheres, pode causar as indesejadas espinhas, porque alteram os níveis de hormônios no organismo. Nesses casos, os hormônios estimulam as glândulas sebáceas e fazem com que produzam mais gordura, promovendo pontos de inflamação na pele.

Estresse

O estresse eleva o cortisol no corpo. As grandes quantidades desse hormônio intensificam a produção de sebo na derme. Do mesmo modo, o estresse e a ansiedade podem elevar os níveis de andrógenos, que, como vimos no tópico anterior, leva ao surgimento da acne.

Exposição solar

A luz solar faz com que o corpo produza mais suor e estimula mais a atividade das glândulas sebáceas. Ainda há o fato de que muitas mulheres utilizam um protetor solar que não é o indicado para o seu tipo de pele, especialmente se é oleosa, pois obstrui os poros e, desse modo, causa inflamação.

Fatores genéticos

Conforme mencionamos, o surgimento da acne é devido ao acúmulo de gordura nos poros que atrai bactérias. Em algumas mulheres, há uma predisposição maior à atração desses micro-organismos ou, ainda, existe uma deficiência na imunidade. Ambas as situações são herdadas geneticamente e são a explicação da ocorrência familiar do quadro de acne em adultos.

Descubra os principais tratamentos para espinhas

As espinhas podem deixar manchas e cicatrizes na pele, principalmente se não forem bem cuidadas. Atitudes como espremer, tocar ou apertar pioram o quadro e aumentam a inflamação. As marcas da acne são bastante visíveis e comprometem a beleza da pele. Assim, atrapalham também a autoestima, afetam o emocional e o psicológico e prejudicam o bem-estar de qualquer pessoa.

Seja qual for a causa, há tratamentos para espinhas que são muito eficazes e minimamente invasivos, além de oferecer uma recuperação rápida sem a necessidade de alterar a rotina para se restabelecer do procedimento. Nós separamos os tratamentos mais eficazes. Descubra, a seguir, quais são.

1. Peeling químico

Essa técnica consiste na aplicação de ácido sobre a pele para causar sua descamação e, posteriormente, o surgimento de uma pele renovada, com aparência mais jovem e tonificada, sem marcas ou cicatrizes.

O tipo de ácido utilizado varia conforme a necessidade de cada caso e o grau de lesões na pele. Após o peeling químico, a derme fica bastante sensível. Portanto, é fundamental seguir os cuidados recomendados pelo profissional e evitar puxar a pele que descama.

2. Radiofrequência microagulhada

Esse procedimento alia dois tipos de tratamentos: o microagulhamento, que utiliza microagulhas penetrantes na derme, e a aplicação de ondas de radiofrequência. Ele remove as cicatrizes, manchas e marcas da acne, reduz a flacidez na pele e atenua significativamente rugas, sulcos e linhas de expressão.

3. Laser

O laser CO2 é bastante versátil e, por esse motivo, é utilizado em diversos tratamentos estéticos, pois minimiza as estrias, rugas, linhas de expressão e cicatrizes de acne. Nesse último caso, ainda podem ser aplicados outros tipos de laser, como o Erbium:YAG e o Nd-YAG.

4. Preenchimentos cutâneos

Na grande maioria dos casos, a acne deixa sulcos profundos na pele. Para combater esse problema, existe a opção de preenchimentos cutâneos com substâncias diversas, como o ácido polilático, hidroxiapatita de cálcio, ácido retinoico, ácido hialurônico e colágeno. Além de eliminar as marcas, tratam a pele, deixando-a mais firme, lisa e uniforme.

Entenda por que é importante consultar um dermatologista

Como você viu, são diversos os fatores que podem causar acne em adultos. Do mesmo modo, são vários os tratamentos para espinhas. Somente um dermatologista pode avaliar cada caso, identificar o tipo de acne e, assim, indicar e realizar o procedimento mais adequado ao paciente.

A falta de cuidado na escolha de um profissional competente pode agravar o problema e causar danos irreparáveis à saúde e à beleza. Portanto, conte sempre com o apoio de um dermatologista de confiança, com conhecimento, formação e experiência em tratamento para espinhas.

Mesmo que você tenha cuidado com a sua pele, utilizando apenas cosméticos corretos ao seu tipo de derme e mantendo uma alimentação balanceada, a acne pode surgir e prejudicar sua aparência. Entretanto, o avanço da ciência estética promoveu excelentes tratamentos para espinhas que acabam com as marcas e cicatrizes, resgatam sua autoestima e devolvem sua beleza e qualidade de vida.

Quer saber qual o procedimento mais indicado para o seu caso? Então, entre em contato conosco agora mesmo, agende uma avaliação e saiba como podemos ajudá-la!