Quem tem pele sensível precisa redobrar os cuidados. Basta um tempo mais seco, um ventinho gelado ou um creme diferente para causar coceira, vermelhidão e descamação. Por ser mais fina, frágil e com pouca oleosidade, as rugas e linhas de expressão ficam mais visíveis no rosto.

A sensibilidade surge quando a barreira protetora da derme fica comprometida. Desse modo, fica mais suscetível à ação de fatores externos que podem causar irritação ou alergias. Você também sofre com esse problema? Então, confira essas 4 dicas que separamos especialmente para quem tem pele sensível!

1. Evite banhos muito quentes

A água quente retira a camada que mantém a derme hidratada, chamada manto lipídico. Assim, a pele perde água, fica ressecada e vulnerável à ação de agentes externos e alergênicos. Como a sensibilidade normalmente a torna seca, banhos quentes a deixam ainda mais ressecada.

O ideal é que a água esteja morna ou mesmo gelada. É importante também não demorar demais no banho nem esfregar demais a pele. Isso ajuda a evitar irritações, manchas vermelhas e ressecamento.

2. Utilize hidratantes com ativos calmantes

Conforme mencionamos, a pele sensível tem tendência a apresentar ressecamento. Por esse motivo, precisa ser muito bem hidratada. Além de melhorar o aspecto da derme, o produto formará uma camada protetora e evitará o contato com agentes externos que podem prejudicá-la.

Portanto, crie uma rotina de cuidados com sua derme e inclua um creme hidratante com ativos calmantes, como:

  • argila verde;
  • camomila;
  • vitamina B5;
  • glicerina;
  • ceramidas;
  • manteiga de karité.

Evite também sabonetes que contenham parabeno em sua composição. Do mesmo modo, prefira os sem fragrância, álcool ou qualquer outra substância reativa. Além disso, a água termal pode (e deve!) ser utilizada à vontade. Ela refresca, hidrata e acalma a pele, dando um aspecto saudável e radiante.

3. Use apenas filtro solar indicado para pele sensível

Todo mundo já sabe dos malefícios que o sol causa na pele. Entretanto, ele é ainda mais prejudicial às peles sensíveis porque pode provocar queimaduras, agravar o ressecamento e acentuar os sinais de envelhecimento. Portanto, utilize diariamente um protetor solar indicado para o seu tipo de pele, mesmo em dias nublados.

Preste atenção na embalagem e se certifique de que não há em sua formulação produtos que possam causar irritação ou alergia, como álcool e parabeno. O FPS deve ser maior ou igual a 30. Além do mais, o produto deve ter uma textura leve, com ativos calmantes (como água termal) e com alta proteção UVA e UVB.

4. Prefira roupas de algodão

A pele do rosto é que mais sofre com a sensibilidade, pois é mais fina se comparada às outras áreas e fica mais exposta a agentes externos. No entanto, os cuidados devem estendidos ao corpo todo. Sendo assim, prefira as roupas de algodão. Quanto mais natural for o tecido, melhor.

Isso porque os materiais sintéticos podem desencadear uma reação alérgica. Há também o fato de serem mais pesados e, por isso, não deixarem a pele transpirar corretamente, pois prende o suor e o tecido fica encharcado facilmente.

Além do mais, se você frequenta academia ou faz exercícios físicos, opte por tecidos próprios para a prática de esportes, que ajudam o corpo a trocar calor com o ambiente e não abafam a derme.

Viu só como é fácil cuidar da pele sensível? Não deixe de seguir as nossas dicas para ter uma derme saudável, bonita e sem irritações. Não esqueça também de reforçar a hidratação e os cuidados em períodos de clima seco e em dias com muito vento.

Quer saber mais sobre cuidar da sua pele? Então, aproveite a visita no blog e leia nosso artigo sobre como hidratar corretamente a pele do corpo. Boa leitura!